top of page
Buscar

Bem-vindos e bem-vindas ao meu blog - Mentoria Parental na prática

  • Foto do escritor: Psicóloga Rosiane Martins
    Psicóloga Rosiane Martins
  • 14 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Sim, Mentoria Parental na prática, esse é o meu compromisso aqui, conversar com você sobre os desafios que existe na rotina da família, como resolver os dilemas mais complicados com as crianças e adolescentes, no seio da família. E acima de tudo, promover o acolhimento parental.

Eu aposto que você tem acompanhado as redes sociais e já observou que tem bastante confusão sobre os modos de educação dos filhos e filhas, indo de um extremo ao outro, são tantas dicas e conselhos do que pode e do que não pode, que muitos pais e mães estão confusos e inseguros. Inclusive, na intenção de se sentirem melhores como pais, renunciam à própria sintonia com os filhos. Buscando do lado de fora de si, a orientação para criar os filhos. Mas, é aí que os pais se perdem... E é nesse ponto que entro com o acolhimento parental.

Vamos a explicação bem simples com exemplos práticos, no acolhimento parental eu treino os pais a se conectarem com seu mundo interno, assim descobrem que têm todas as respostas dentro de si, para sintonizarem-se com os filhos e filhas e construírem juntos uma relação forte, plena e sintonizada.

Por que afirmo isso? Porque existe uma sintonia dos pais com seus filhos e filhas, essa sintonia já surge desde a concepção do bebê, porém, em tempos de google e vastas pesquisas com busca dos tais “especialistas”, os pais e mães renunciam à sintonia que naturalmente surge na vivência familiar.

Essa sintonia vem de conhecimentos passados de avós e mães para a próxima geração, aquele “velho” conhecimento e expertise dos “antigos” que não sejam talvez tão elaborados se comparados com os "novos conhecimentos" advindos da internet, dos tais especialistas, mas, que são um sucesso como coisas simples que ~dao certo no cotidiano, acho mesmo que deve ser do capitalismo a invenção de toda essa complicação dentro desse tema.

Óbvio, que o simples não equivale dizer que é fácil, nunca será porque relações familiares são complexas, mas ser complexas não anula a possibilidade de serem simples.

Aqui eu me proponho a ensinar famílias sobre o acolhimento parental, a partir do exercício de auto acolhimento de adultos quando, ao se conhecerem no próprio mundo interno, serão capazes, somente assim, como adultos disponíveis atender as demandas das crianças no contexto familiar.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page